Integrantes do Ministério e do UNICEF, sentados em volta de uma mesa para assinatura do memorando
Stories

UNICEF e Ministério das Cidades firmam parceria voltada ao direito a água e saneamento, e à promoção de oportunidades para adolescentes e jovens

Assinatura de memorando de entendimento aconteceu nesta terça, em Brasília

Brasília, 15 de abril de 2025 – O UNICEF e o Ministério das Cidades formalizaram um memorando de entendimento voltado a duas frentes prioritárias para o País: a ampliação do acesso de crianças, adolescentes e famílias a água, saneamento e higiene; e a promoção de oportunidades para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

“A parceria que estamos celebrando hoje vai atuar por direitos fundamentais das crianças e adolescentes: primeiro, com a cooperação na agenda de Água, Saneamento e Higiene (WASH), e segundo, na agenda de oportunidades para adolescentes e jovens nas periferias urbanas brasileiras, por meio do programa Um Milhão de Oportunidades, o 1MiO”, explicou a Representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil.

O primeiro tema do memorando busca enfrentar problemas como falta de saneamento básico em comunidades periféricas e escolas. “É mais um passo que estamos dando no sentido de alcançarmos a universalização de água e esgoto que buscamos até 2033”, disse o ministro Jader Filho.

O memorando utiliza como base o relatório Pobreza Multidimensional na Infância e na Adolescência (2023). Segundo o estudo, 2,8 milhões de crianças brasileiras sofrem com alguma privação para acesso à água. As regiões Norte e Nordeste concentram os maiores índices de privação, especialmente no acesso à água potável e ao esgotamento sanitário. Por meio da parceria, UNICEF e Ministério vão priorizar essas populações nos programas e ações desenvolvidos em conjunto.

“A finalidade dessa parceria é levar qualidade de vida para crianças e adolescentes em comunidades vulneráveis. Esse é mais um passo para a gente conseguir atender a meta do Marco Legal de Saneamento, para que consigamos chegar em 2033 com ela cumprida”, compartilhou o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani.

Entre as ações previstas no acordo estão o apoio à elaboração e implementação de planos de saneamento básico, WASH em escolas e unidades de saúde, gestão de dados e informações e a ampliação do acesso à água potável e a gestão de resíduos sólidos. O memorando também prevê ações educativas e de capacitação de recursos humanos, além de estratégias de gestão de risco de emergências em áreas vulneráveis.

Formação para jovens da periferia 

No âmbito do Novo PAC, a parceria entre o UNICEF Brasil e o Ministério das Cidades vem fortalecendo o eixo de juventudes do programa “Periferia Viva – Urbanização de Favelas”, em articulação com a iniciativa “1 Milhão de Oportunidades” (1MiO), do UNICEF. A proposta tem como foco ampliar o acesso de adolescentes e jovens das periferias urbanas a oportunidades de formação, troca de experiências e inserção no mundo do trabalho, promovendo inclusão produtiva e geração de renda a partir da valorização dos talentos e potencialidades desses territórios.

Como parte dessa estratégia, desde maio de 2024, o programa "Ecossistema de Oportunidades" vem mobilizando centenas de jovens em mais de 18 territórios de oito cidades brasileiras. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Uniperiferias, promoveu rodas de conversa, oficinas de capacitação, apresentações culturais e mentorias com especialistas, aproximando adolescentes e jovens de caminhos reais para a construção de seus projetos de vida. As ações seguem em curso por meio da plataforma 1MiO, que oferece cursos gratuitos, vagas de emprego e formações, ampliando o acesso à educação e ao trabalho como pilares de transformação social.

“A ideia inicial é levar essa parceria para os 59 territórios do Programa Periferia Viva. Queremos levar formação e qualificação profissional, com foco na infância e na juventude, e formação para adaptação climática, que é uma realidade cada vez mais atual para as periferias”, disse o secretário nacional de Periferias, Guilherme Simões.

A cooperação não envolve transferência direta de recursos financeiros entre as partes, mas será operacionalizada por meio de planos de trabalho específicos para cada projeto.

Estavam presentes no encontro, por parte do Governo Brasileiro, o Ministro Jader Barbalho Filho; Antônio Francisco da Costa e Silva Neto, Embaixador, Chefe da Assessoria Internacional; Leonardo Carneiro Monteiro Picciani, Secretário Nacional de Saneamento Ambiental; Guilherme Simões Pereira, Secretário Nacional de Periferias. Do UNICEF, estavam Youssouf Abdel-Jelil, Representante do UNICEF no Brasil; Layla Saad, Representante Adjunta para Programas; Sonia Yeo, Chefe de Comunicação e Advocacy; Mônica Rodrigues Dias Pinto, Chefe de Educação; e Rodrigo Resende, Oficial de Água, Saneamento e Higiene.

 


 

Tópicos Relacionados