Ilustração com uma jovem negra onde lê-se "Lançamento do curso: como criar um currículo conectado com seu projeto de vida
GenU

UNICEF e Porvir lançam curso gratuito sobre projeto de vida para adolescentes e jovens

Webnário de lançamento acontecerá no dia 28 de novembro, com apresentação de conteúdos, recursos e atividades do curso que poderão ser utilizados na autoaprendizagem e em sala de aula

No dia 28 de novembro, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto Porvir realizarão um webnário de lançamento do curso ‘Como criar um currículo conectado com seu projeto de vida’, uma formação para adolescentes e jovens, desenvolvida para a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), do UNICEF. O lançamento será transmitido ao vivo pelos canais do UNICEF e Porvir no YouTube, a partir das 10h30 (horário de Brasília).

O fim do ano sempre é um bom momento para fazer um balanço do que vivemos até aqui e pensar em como alcançar novas metas e objetivos. No entanto, para adolescentes e jovens, essa tarefa pode ser especialmente desafiadora. "Quem sou eu?", "Que carreira desejo seguir?", "Quais são meus sonhos?", "Como posso acessar as melhores oportunidades?". São muitas as perguntas que surgem nessa fase da vida, principalmente ao pensar o futuro e a construção de um projeto de vida verdadeiramente conectado com os interesses de cada um.

Por isso, com intuito de apoiar estudantes de todo o Brasil, 1MiO e Porvir se uniram para produzir o curso ‘Como criar um currículo conectado com seu projeto de vida’, disponível na plataforma da iniciativa. A formação conduz adolescentes e jovens por um caminho de reflexões e aprendizados, em seis módulos totalmente online, gratuitos e com certificado.

Em cada estação dessa viagem, o estudante reflete sobre a construção da sua identidade, os aprendizados e as habilidades que já desenvolveu e que deseja aprimorar, as causas que o movem e como conectar esses aprendizados ao mundo do trabalho. A formação ainda oferece ferramentas para que adolescentes e jovens conheçam seus direitos como cidadãos e possam estabelecer metas de vida e carreira.

Com atividades práticas, vídeos, podcasts e ilustrações, o curso online conta com cinco horas de duração, é gratuito e garante certificado. As aulas podem ser realizadas individualmente, de maneira assíncrona, por cada estudante ou utilizadas como ferramenta de estudo em momentos mediados por professores em sala de aula.

“Nos preocupamos em criar uma experiência bem instigante e divertida, para os adolescentes e jovens mergulharem na sua história, desenvolverem novos aprendizados e se perceberem como sujeitos potentes, que podem sonhar, construir e reconstruir projetos de vida que tenham sentido e os façam felizes”, conta Marina Lopes, diretora editorial da agência Soluções Porvir.

O lançamento do curso e apresentação das soluções pedagógicas para sala de aula acontecerá durante webnário com Mônica Silva, Chefe de Educação do UNICEF no Brasil, Marina Lopes, diretora editorial da agência Soluções Porvir, Cleciane Santos Alves, professora de Língua Portuguesa e Projeto de Vida na rede estadual de educação de Sergipe, e Isabelle Christina dos Santos Silva, jovem embaixadora e consultora do 1MiO.

“Programas de enfrentamento da cultura de fracasso escolar e superação da distorção idade-série têm inserido o componente “Projeto de Vida” em seus currículos. Nós sabemos que o adolescente em distorção idade-série é o mais propenso a abandonar a escola e a ingressar prematuramente e precariamente no mundo do trabalho. Esse curso é, portanto, uma possibilidade de discutir com esses estudantes a transição escola-trabalho, por meio de uma atividade concreta: a construção do currículo.”, afirma Erondina da Silva, oficial de Educação do UNICEF no Brasil.

Inscreva-se no evento para garantir seu certificado de participação.

Sobre a plataforma 1MiO

A iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO) é uma articulação das Nações Unidas, governos, setor privado e da sociedade civil engajados em criar oportunidades de educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã, capacitação profissional e acesso ao mundo do trabalho nas categorias de aprendiz, estágio e emprego para adolescentes e jovens (14 a 29 anos) em situação de vulnerabilidade.

Tópicos Relacionados