No dia 12 de junho, representações do Núcleo de Cidadania de Adolescentes, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Finanças uniram-se ao Secretário de Administração, Isaque Ruas, e ao Procurador Geral do Município, Dáblio Ferraz, para firmar a Política Municipal de Estágio. Este documento torna-se um marco inicial na implementação de políticas públicas municipais de erradicação do trabalho infantil, precoce, precarizado e desprotegido, além de edificar um dos mais importantes instrumentos de formação profissional contínua, segura e protegida articulada à educação de qualidade e equânime.
Esta é uma das mais importantes metas do Selo Unicef (edição 2021-2024) e está vinculada ao Resultado Sistêmico 4 – Oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens – da metodologia. O RS4 pretende garantir oportunidades de acesso a uma educação de qualidade aliada profissionalização, priorizando categorias sociais historicamente excluídas e perfis mais vulneráveis, tais como mulheres, pretos, pardos, indígenas, populações periféricas, residentes de áreas campesinas, entre outros. De muitos modos, essas vulnerabilidades se refletem e se perpetuam nos ciclos de pobreza e violências, sobretudo nas macrorregiões Norte e Nordeste do país.
Para auxiliar os municípios da Amazônia Legal e Semiárido brasileiro a investir nessa agenda improrrogável, o Selo UNICEF 2021-2024 – em articulação com a Organização Internacional do Trabalho, com o Pacto Global, empresas, sociedade civil e governos – disponibiliza a iniciativa 1 Milhão de Oportunidades - 1MiO (www.1mio.com) . Ao realizar o cadastro nessa plataforma, qualquer jovem belo-campense poderá acessar a uma infinidade de cursos no campo da tecnologia, publicidade, marketing, empreendedorismo, artes, além de ter acesso a vagas de estágio remunerado no setor público municipal.
Ao cumprir os critérios de idade (16 a 24 anos) e de matrícula (estar matriculado em qualquer instituição de Ensino Fundamental II, Ensino Médio, EJA, Educação Superior ou Nível Técnico), o jovem interessado deve se cadastrar na Plataforma 1 Milhão de Oportunidades (www.1mio.com.br) e se candidatar a qualquer uma das 10 vagas disponíveis até o dia 17 de junho de 2024.