JÚLIA LEITE
Júlia Leite tem 20 anos, graduanda do Curso de Ciências Econômicas (UFMA) e membro do Grupo de Análise da Política Econômica (GAPE/UFMA), pesquisando sobre "Impactos socioeconômicos da atividade portuária regional", pela EMAP.
Contando com experiências com Indicadores Sociais e Econômicos, uma aspirante à área de ciência de dados, participando do Bootcamp de Data Analytics da WoMakers Code, em parceria com o IFood. Para além do mundo acadêmico, é Mobilizadora Social no território da macrorregião da Cidade Operária (São Luís/MA), atua no “Coletivo Menina Cidadã”, juntamente com a “Fundação Justiça e Paz se Abraçaram” para empoderar meninas e sua comunidade. Sua dedicação se estende ao mundo dos jogos, defendendo a inclusão das meninas com a "Game Changers Coalition", uma iniciativa da UNICEF para igualdade de gênero e da indústria de jogos.
“Meu contato com a Fundação JPA se iniciou em 2020, com o então projeto Menina Cidadã, participando das oficinas on-line no período da pandemia e depois nas rodas de conversa de forma presencial. Com a finalização do projeto, tornei-me Menina Líder e atuo na Comissão de organização do Coletivo. Em 2023, participei da aplicação do Game Changers Coalition no Brasil, uma iniciativa do escritório de inovação do UNICEF, no formato das Game Jams. O resultado do nosso trabalho teve espaço no maior evento de inovação do mundo, o South by Southwest (SXSW) em Austin/Texas, onde participei em um painel com o UNICEF para falar sobre a tecnologia da juventude das periferias. Sou mobilizadora da segunda fase do Janelas de Oportunidades, trabalhando na expansão da formação cidadã.”