
Histórias de vida

O jovem Mário Souza tem 18 anos, é morador da zona rural de Canindé de São Francisco, no estado de Sergipe, na região do alto sertão sergipano, semiárido. Em 2022, o estudante conquistou uma vaga para o Programa Jovem Aprendiz gerada pela Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, após a adesão à plataforma 1 Milhão de Oportunidades, do Selo UNICEF.
Como uma das etapas do programa, Mário passou por uma capacitação em Arco Administrativo e hoje desenvolve suas atividades práticas na mesma escola em que foi estudante, onde concluiu o Ensino Fundamental. Atualmente Mário cursa o 3º ano do Ensino Médio e considera-se mais qualificado para o mercado de trabalho, através da oportunidade gerada. O município de Canindé de São Francisco é signatário da iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO) pela geração de vagas de trabalho decente para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.
"Essa vaga de jovem aprendiz abriu minha mente de tal maneira que fiquei impressionado comigo mesmo, eu não entendia nada sobre o mundo administrativo e agora sinto que sou capaz de ir além, me orgulho sim pelo meu progresso e com certeza irei progredir muito mais, consigo perceber que estou evoluindo muito a cada dia que passa por conta deste programa, veio em ótima hora para ajudar nas contas de casa e nas minhas próprias necessidades, me sinto mais preparado para outros desafios e para o mercado de trabalho".

A jovem Maria Rayssa tem 16 anos, é moradora da zona urbana de Canindé de São Francisco, no estado de Sergipe, na região do alto sertão sergipano, semiárido. Em 2022, a estudante conquistou uma vaga para o Programa Jovem Aprendiz gerada pela Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, após a adesão à plataforma 1 Milhão de Oportunidades, do Selo UNICEF.
"O programa foi uma mudança na minha vida, como sendo a minha primeira experiência de trabalho, fez com que eu aprendesse sobre o mercado de trabalho e a ter mais responsabilidade. Foi uma grande ajuda nas minhas despesas, como também, ajudar em casa. Sou muito feliz e grata por ter conseguido, por ter conhecido profissionais do serviço público e estar aprendendo sobre o ramo de trabalho."